terça-feira, 20 de março de 2012

Cuidados básicos com a escolha do novo filhote

 Devemos tomar alguns cuidados na hora da escolha de um novo membro na família, este post foi criado para que as pessoas tomem conhecimento sobre esses cuidados, vamos lá então;




  • A escolha
 Antes de decidirmos qual raça queremos devemos analisar alguns aspectos como o tempo que iremos ter para esse cachorro, o espaço que temos em nossa propriedade, o tamanho desse cachorro na fase adulta, se a raça requer exercícios diários, cuidados com a pelagem, saúde e temperamento e se iremos ter condições financeiras para manter a alimentação e os gastos mensais, semanais ou diários do cão.
 Lembre-se, escolher o cão adequado ao seu estilo de vida não custa nada e a pesquisa é muito simples, procure sempre site especializados ou mesmo junto aos criadores.
  • Aquisição
  Tomar todo cuidado na hora de escolher o local onde comprar o filhote é imprescindível, procure sempre locais indicados por um clube canino de sua cidade, pesquise, busque informação, vá ao local aonde se encontra o canil, compare os filhotes e pesquise as normas do padrão da raça desejada que é estabelecida pela Sociedade Brasileira de Cinofília Independente.
 A Visita ao canil é muito importante pois temos que verificar as condições do local, a higiene e o tratamento para com o cães, peça sempre o atestado veterinário.
 Desconfie sempre de preços muito baixos, existe uma tabela de preço para cada cão de acordo com a raça e com pequenas variações dependendo do criador. Baixa oferta é sinal de falta de pedigree e criatórios não confiáveis.
  Não é aconselhado adquirir filhotes em feiras, elas são promovidas por diversos criadores informais em locais de grande movimentação. Os cães são mantidos em gaiolas e são submetidos  ao estresse e à manipulação intensiva, eles são suscetíveis à varias doenças, assim a possibilidade levar um cão doente para casa é muito grande.
 Os cães quando filhotes são vendidos a partir dos 40 dias de vida, na qual se dá pela fase em que o filhote já desmamou.




  • Vermifugação
  A vermifugação é muito importante, em que o filhote precisa ser imunizado desde cedo para que não ocorra do mesmo ficar doente e chegar ao óbito. Aos 15 dias de vida o cão pode receber sua primeira dose de vermifugo, sendo aconselhável  repitir a dose aos 30 dias de vida e em intervalos de um mês até que complete sete meses de idade.


  • Vacinação
 Este período muito importante, pois a partir dos 45 dias de idade o cão pode tomar sua 1º dose da vacina que irá proteje-lo das principais doenças como, por exemplo: Parvovirose, Cinomose, Leptospirose, dentre outras.
As principais vacinas são V8 e V9, sendo que há também a V10 e a V11.
O contato do filhote enquanto não tiver terminado o prazo e as doses de vacinas deve ser evitado.
Nas raças: labrador, rottweiler e pit bull ; Recomendam-se 4 doses da vacina devido à disfunção digestiva.
O intervalo entre cada dose de vacinação é de 21 dias.
 Aos 60 dias de idade o filhote precisa ser imunizado contra a gripe canina através de uma única dose da vacina.
A giardíase (doença causada por verme) é controlada com a vacinação feita em duas doses, embora a vacina não imunize completamente o filhote.
A vacina antirrábica é a ultima do cronograma de vacinação, com uma dose.
Com exceção da vacina contra leptospirose, a manutenção das vacinas deve ser feita anualmente.




  • Alimentação
Atualmente existem rações específicas para cada fase da vida do cão, sendo algumas rações especificas de determinadas raças; É importante ressaltar que a alimentação do cão influencia diretamente na saúde e beleza do animal.
em caso de dúvidas quanto à ração a ser fornecida ao animal, consulte um médico veterinário de sua confiança, o mesmo saberá indicar o tipo de ração que seu bichinho de estimação precisa.





  • A educação e socialização do cão
 É importante educar o filhote desde cedo, para que ele não se torne um adulto mimado e um pesadelo para a família. Cabe ao dono adapta-lo corretamente à rotina da casa.
 Se a intenção do dono é manter o filhote sozinho durante as horas de trabalho, a atenção tem que ser redobrada para que o mesmo não "destrua a casa" na ausência do dono.
 Após os seis meses de idade é importante procurar ajuda de um profissional de adestramento para que o filhote aprenda os principais comandos como : senta, deita, fica e aqui.
É importante ensinar o cão o local de fazer suas necessidade. E por fim a socialização é fundamental para evitar problemas de comportamento, depois de feita todas as vacinas importantes os passeios devem ser feitos todos os dias, para que ele sinta outros odores e perceba que no mundo existem outras pessoas e cães.


Lembre-se um animal feliz é um animal saudável, e um animal saudável é um anima feliz! 




texto baseado no artigo da revista: Anuário cães, ano 2011 pág: 10 e 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário