segunda-feira, 12 de março de 2012

Shih Tzu (Origem)


A lenda do shih-tzu é contada através de documentos, pinturas e objetos de arte datados de 624 D.C. Durante a dinastia Tang, K’iu T’ai, o rei de Viqur, presenteou a corte chinesa com um par de cães, proveniente de Fu Lin (Império Bizantino). Este cão foi mencionado novamente em 990-994 D.C. quando as pessoas de Ho Chou mandaram cães como tributo.
Outra teoria para a introdução na China desta raça foi registrada em meados do século XVII quando cães eram levados do Tibet para a corte chinesa. Estes cães foram criados na cidade proibida de Pequim. Muitas fotos foram mantidas no “livro de cães imperiais”. O menor destes cães lembrava um leão, como era representado na arte oriental. Na crença budista existe uma ligação entre o leão e a divindade deles. Shih tzu quer dizer leão. Os cães para serem criados na corte eram selecionados com muito cuidado. Foi deste cão que o Shih Tzu que conhecemos hoje foi desenvolvido. Muitas vezes eles eram cham ados de “cara de crisântemo” por causa da profusão de pêlos na cabeça.
Estes cães eram pequenos, inteligentes e extremamente dóceis. Sabe-se que a criação do Shih Tzu foi delegada para certa corte de eunucos que disputavam entre si a produção de exemplares que iriam agradar o Imperador. Os cães que eram selecionados tinham suas fotos pintadas em quadros e em tapeçaria, e os eunucos que eram responsáveis pelos cães escolhidos ganhavam presentes do Imperador.
O Shih Tzu foi um cão de estimação durante quase toda a dinastia Qing (Manchu) e sua criação era muito favorecida pela família real. Quando houve a Revolução Comunista, um grande número de cães foram assassinados e a raça se tornou extinta na China.
Por volta de 1930, a Sra. Brownrigg, uma mulher inglesa que vivia na China, teve a sorte de encontrar alguns destes cães, que ela acabou importando para a Inglaterra. Estes cães, junto a outros que foram salvos por diplomatas que estavam servindo na China, foram responsáveis pela continuação da raça na Europa.
Os Shih Tzu foram enviados da Inglaterra e da escandinávia para a Austrália e outros países da Europa. Durante a 2ª Guerra Mundial, os membros das forças armadas americanas chegaram na Inglaterra e conheceram a raça e quando voltaram para casa, levaram alguns exemplares para os Estados Unidos, introduzindo a raça no país.
Em março de 1969 o registro do Shih Tzu no livro de raças do American Kennel Club foi admitido e a classificação de exposição no Grupo Toy só aconteceu em 1º de setembro de 1969.


(Fonte :canilanjosdeouro.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário